Sobre o Programa

O que é o Programa Jovem Educador?

O Programa Jovem Educador Voluntário, com a finalidade de fortalecer o protagonismo juvenil, dar suporte às atividades de Educação integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e finais, e Ensino Médio, e atuarem em laboratórios de informática em escolas que não ofertam atividades de tempo integral.

Quem pode ser Jovem Educador Voluntário? Projeto

O Jovem Educador Voluntário que atuará como Agente de Apoio tem por função atuar diretamente com as crianças/estudantes, dando o apoio necessário as suas necessidades educativas e biopsicosociais. Apoiará os professores no trato com os estudantes, trocando experiências de vida com os estudantes menores.
Para atuar como Agente de Apoio, o Jovem Educador Voluntário deverá ter acima de 16 anos de idade, estar cursando ou ter cursado o ensino médio/3º segmento da EJA, e/ou curso técnico de nível médio da educação profissional.
***
O Jovem Educador Voluntário que atuará como Agente de Cultura tem por função atuar diretamente com as crianças/estudantes, ministrando atividades pedagógicas do currículo complementar da educação integral, ligadas ao esporte, lazer, arte e cultura, podendo realizar atividades em bibliotecas, pátios e quadras poliesportivas.
Para atuar como Agente de Cultura, o jovem deverá comprovar conhecimento na atividade pleiteada e ter acima de 16 anos de idade
***
O Jovem Educador Voluntário que atuará como Agente de Tutoria, é função do estudante do 3º ano do Ensino Médio e tem por função atuar diretamente com estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizagem.
Para atuar como Agente de Tutoria, o Jovem Educador deverá estar cursando o 3º ano do nível médio, e/ou curso técnico de nível médio da educação profissional, ter acima de 16 anos de idade e ser indicado pela escola a participar das atividades de Jovem Educador.
***
O Jovem Educador Voluntário que atuará como Agente Universitário tem por função atuar diretamente no acompanhamento pedagógico dos estudantes da rede pública de ensino, dando suporte pedagógico também aos agentes Jovens educadores Voluntários que estarão atuando como agentes das diversas áreas.
Para atuar como Agente Universitário, o Jovem Educador deverá estar cursando nível superior e ter acima de 16 anos de idade
***
O Jovem Educador Voluntário que atuará como Agente de Tecnologia tem por função atuar diretamente com todos usuários do laboratório de informática, auxiliando-os quanto ao uso dos equipamentos disponibilizados no laboratório. O exercício desta função está previsto para todos os níveis de ensino.
Para atuar como Agente de Tecnologia, o voluntário deverá: ter acima de 16 anos de idade, ser graduando de cursos na área de tecnologia, estar no 2º ano do curso técnico de nível médio em informática, ou ter concluído o Ensino Médio ou EJA e possuir cursos na área de tecnologia


38 comentários:

  1. Por onde anda o pagamento de novembro e dezembro?

    ResponderExcluir
  2. Já foi feito o empenho do valor referente ao PDAF para custeio dos Jovens Educadores Voluntários. Estamos aguardando apenas a liberação do crédito na conta das escolas para que estas possam realizar o pagamento.

    ResponderExcluir
  3. este programa irá continuar neste ano de 2014??

    ResponderExcluir
  4. Durante as duas próximas semanas estaremos lançando o edital 2014 do programa Jovem Educador Voluntário, que trará algumas alterações com relação ao ano passado. Em breve estaremos portando em nosso blog as informações

    ResponderExcluir
  5. Irão lançar um próximo edital e ainda nem pagaram a quem ficaram devendo, pois até hoje não recebi a ajuda de custo referente a novembro e dezembro, e gostaria de saber quando isto irá acontecer, pois é um absurdo a abertura de um novo edital sem o cumprimento total do antigo em vigor.

    ResponderExcluir
  6. O recurso destinado ao ressarcimento dos Jovens Educadores que atuam na Educação Integral já foi creditado a fim de garantir o ressarcimento dos Jovens Educadores que atuaram nas escolas de tempo integral.

    ResponderExcluir
  7. E o de quem não atuou em escolas integrais?

    ResponderExcluir
  8. O Programa é ótimo, adorei trabalhar no laboratório de informática com os adolescentes, experiência maravilhosa, no entanto, a escola como um todo parece não dar valor algum ao programa e muito menos ao monitor, pois acredito que não foi apenas a escola na qual trabalhei que não mandou o formulário de avaliação; além de não recebermos a ajuda de custo a alguns meses, não tivemos se quer a oportunidade de pelo mostrar o quanto foi interessante o trabalho desenvolvido.

    ResponderExcluir
  9. Cara Andréia. Estamos trabalhando para tentar sanar esses problemas que surgiram ao longo do processo de implantação do programa. É necessário que cada uma destas disfunções seja identificada e então assim poderemos atuar pontualmente nesses casos visando a resolução.

    ResponderExcluir
  10. Faço o mesmo questionamento que o colega Jonathan, afinal, não recebi o ressarcimento referente a novembro e dezembro, até hoje, e já vão lançar outro edital! Gostaria mesmo de saber quando vamos receber, pois só ficam falando que " já estão liberando a verba, bla, bla, bla..." e na escola em que trabalhei, em Ceilândia, são 23 jovens educadores até hoje sem receber, como fica???

    ResponderExcluir
  11. Conselho que deixo a quem deseja participar da próxima seleção: verifiquem se a escola recebeu a verba destinada ao pagamento dos monitores durante o período de vigência do contrato, logo no início.

    Apresentam o programa J.E como algo bom, quando sabemos que faz parte de um processo de precarização do trabalho e dos trabalhadores. Havia dias, em uma das escolas em que trabalhei, que só se encontrava monitores em serviço, desde a portaria, até a assistência pedagógica, demonstrando a tamanha falta de recursos humanos, e a importância do trabalho que desempenhamos.

    É vergonhoso demais para o GDF ter exposto aqui, jovens, muitos vivenciando o primeiro "emprego", questionando o futuro incerto relativo à merreca que deveriam ter recebido em 2013.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito que a coordenação respondesse nossos questionamentos e apresentasse uma solução cabível... Respeito e consideração precisam ser levados muito a sério.

    ResponderExcluir
  13. Cara Solange.
    É importante deixar claro que a Coordenação de Educação Integral - CEINT, é responsável pelo acompanhamento pedagógico dos projetos vinculados a Educação de Tempo Integral, como o Programa Mais Educação, o Programa escola Aberta, o Programa Segundo Tempo - Esporte na Escola, o Programa Mais Cultura nas Escolas, o Programa Bolsa Universitária e o Programa Jovem Educador Voluntário.

    Somos responsáveis pela formação daqueles que atuam em escolas de tempo integral, pela avaliação e por subsidiar as iniciativas pedagógicas, por isso, por mais que tentemos dar o suporte desejado e necessário, nos campos financeiros e administrativos - de modo especial - não dispomos de conhecimento técnicas e não temos abrangência administrativa para prestar-lhes esta assistência.

    Apesar de todo respeito e admiração que temos por todos vocês, infelizmente estas respostas estão além de nossas atribuições.

    Apesar disto, sempre estamos buscando responder seus questionamentos e quanto as pendências que ainda estão em aberto, estamos em busca auxiliar a saná-las de modo direto ou indireto, pois sabemos que são questões urgentes.

    De antemão, pedimos desculpas por todos os transtornos causados.

    Atenciosamente,

    Equipe da Coordenação de Educação Integral da SEDF - CEINT

    ResponderExcluir
  14. Desculpe a coordenação de Educação Integral, mas essas escolas que não sanaram suas dívidas com o JVE 2013, mereciam a punição de não receber o monitor pelo menos até o fim do primeiro semestre. Pelo menos aqui em Brazlândia as escolas foram orientadas pela Regional de Ensino a reservar o dinheiro do PDAF destinado ao pagamento dos monitores; então por que ainda assim essas escolas não pagaram ou dispensaram quando não havia verba?
    Por que o contrato veio para 10 meses e somente 6 meses foram trabalhados?
    Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. Desculpe a coordenação mas a nós monitores nos sentimos lesados por prestar um serviço sem retorno.

    ResponderExcluir
  15. Andreia, não é necessário pedir desculpas, pois todos somos da Secretaria de Educação e temos responsabilidade direta ou indireta sobre todos os projetos. Gostaria que você encaminhasse ao e-mail ceint.sedf@gmail.com, as informações da escola que você atuou, e os detalhes de ressarcimento (início da atuação, final e em quais meses corresponde a sua pendência financeira).
    Vamos repassar a sua situação ao setor financeiro.

    ResponderExcluir
  16. Há previsão para o programa este ano? Quando deve ser publicado o edital?

    ResponderExcluir
  17. No final de janeiro deve estar saindo o edital para seleção dos Educadores Voluntários.

    ResponderExcluir
  18. Encaminhei o email com as informações solicitadas, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  19. Há alguma previsão de quando as escolas de Ceilândia, que estão pendentes, vão efetuar o pagamento do auxílio?

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma dúvida (mais por uma questão de transparência) sobre a quantidade de parcelas que os voluntários deveriam receber. Ficou confuso o pagamento do mês de dezembro. tal mês era pra ser trabalhado? Quantas parcelas deveriam ser trabalhados? eu por exemplo recebi 4 (agosto,setembro,outubro e novembro) dezembro tem algum valor a ser recebido ( trabalhei 20 dias)?

    ResponderExcluir
  21. Cara Andreia. Com o repasse do recurso do PDAF que deverá ser feito ainda essa semana (mais tardar na semana que vêm). Todas elas poderão regularizar as pendências financeiras, inclusive as dívidas com os Jovens Educadores Voluntários.

    ResponderExcluir
  22. Juliana Lima Oliveira. Conforme postado para a Andréia, finalmente será depositada a parcela emergencial do PDAF. Assim, todas as dívidas poderão ser sanadas. Aproveito para pedir desculpas e agradecer pela compreensão.

    ResponderExcluir
  23. Maria Firmina Sodré, quanto ao ressarcimento do Jovem Educador Voluntário, esse não é feito por parcelas. O cálculo é feito de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados. Se você atuou na escola durante o mês de dezembro, então, faz jus ao ressarcimento referente ao mês trabalhado.

    ResponderExcluir
  24. Nessa ultima semana de janeiro esta previsto que saía o edital de 2014 do jovem educador, mas hj já é terça feira, é certeza que até a sexta feira teremos acesso ao edital?

    ResponderExcluir
  25. Haverá o programa em 2014. Mudará apenas de nome, sendo chamado de Educador Social Voluntário. O Edital pronto aguardando apenas a publicação no DODF.

    ResponderExcluir
  26. já resolveram se o programa vai continuar nesse ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já responderam a essa pergunta. Sim , o programa continua , apenas mudará de nome para Educador Social Voluntário , e a previsão do edital sair é sexta-feira !

      Excluir
  27. Onde esta essa informação de que na sexta feira saíra o edital do Jovem Social Voluntário?...

    ResponderExcluir
  28. A convocação dos educadores voluntários será feita ainda no primeiro semestre deste ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde gostaria de uma informação se hoje vai sair o edital do programa jovem educador 2014

      Excluir
    2. Boa tarde gostaria de saber se o programa Jovem educador vai se estender para vagas de agente universitário também, ouvi comentários que só farão seleção com jovens de 16 a 18 anos se confirma esse comentário.

      Excluir
  29. QUANDO É QUE COMEÇA O PROGRAMA JOVEM EDUCADOR SOCIAL 2014

    ResponderExcluir
  30. TIVEMOS MONITORAS ÓTIMAS EM TAGUATINGA FIZEMOS UM TRABALHO LINDO COM MATERIAL RECICLÁVEL VAMOS PODER CONTAR COM A MESMA EQUIPE OU NÃO

    ResponderExcluir
  31. Chegamos em Fevereiro e nada do edital ?

    ResponderExcluir
  32. Provavelmente este edital só nos será passado no segundo semestre de 2014, e para parecer que o Programa do Agnelo é algo que teve construtividade para os alunos, eles "nos empurram com a barriga" até que eles divulgem o edital quando pra eles forem viável pra apresentar à Mídia...Particularmente acho uma falta de respeito conosco, que demos crédito ao programa, mostramos interesse em seguir esse ano novamente. Mas enfim, apenas se esquecem de que "nós" somos eleitores, e que quando ñ estamos satisfeitos com algo ñ medimos esforços na hora da decisão... ah! aposto que rapidinho terão uma super e direta resposta ao meu questionamento em relação ao edital que nos foi passado e repassado a data da divulgação... quer ver?...

    ResponderExcluir
  33. Olá gostaríamos de saber, se existe a possibilidade do Educador Social Voluntário, ter o edital aberto antes do mês de março ? afinal temos monitores que necessitam da bolsa-auxílio e estes também desempenharam um serviço satisfatório no Jovem Educador 2013. Aguardamos resposta, sabemos das burocracias existentes, mas o SEDF viu que o Programa teve bons resultados.

    ResponderExcluir